panorama econômico do país é positivo, avalia professor.

panorama econômico do país é positivo, avalia professor.

Desemprego em queda e PIB em alta

Segundo Brito, o Brasil alcançou no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego da história: 5,8% da população economicamente ativa, o que representa 6,3 milhões de pessoas desocupadas. O professor destacou que esse patamar se aproxima do conceito de pleno emprego, um cenário em que a maioria das pessoas aptas a trabalhar estão empregadas.

Outro ponto positivo é o crescimento de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, superando as projeções do mercado, que variavam entre 0,2% e 0,3%. Para Brito, esse resultado é significativo e mostra uma atividade econômica acima do esperado, o que reforça um cenário otimista para o fim do ano.


Selic estável e cenário de equilíbrio

O economista também comentou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa básica de juros, a Selic, estável pela terceira vez consecutiva. Brito avalia a medida como um sinal de cautela, mas que reforça o equilíbrio da economia.

“São indicadores que apontam para um desenvolvimento econômico interessante, com potencial de crescimento sustentável para os próximos meses”, concluiu Johnatan Brito, ressaltando que o país vive um momento de desemprego em baixa, PIB em alta e juros mantidos.