O arquiteto chinês Kongjian Yu, que morreu em um acidente de avião no Pantanal, publicou um vídeo emocionante em suas redes sociais um dia antes da tragédia. Na gravação, ele aparece impressionado com a beleza do bioma, que chamou de “o último Jardim do Éden da Terra”, e afirma que sua “jornada está apenas começando”.

Kongjian Yu, que era conhecido por ser o criador do conceito de “cidades-esponjas”, estava no Pantanal para gravar um documentário sobre áreas úmidas. No vídeo, que foi postado no aplicativo de mensagens chinês WeChat, ele mostra a travessia de uma comitiva de gado e descreve a região como “o coração do Brasil e da América do Sul”.
A tragédia no Pantanal
Além de Kongjian Yu, o acidente matou o piloto Marcelo Pereira de Barros e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr. A aeronave caiu e explodiu perto da pista da Fazenda Barra Mansa, na região de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.
O acidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pela Polícia Civil. As autoridades informaram que a aeronave voava de forma irregular após o pôr do sol e não tinha autorização para transportar passageiros de forma remunerada. O acidente ocorreu após as 18h, sendo que a pista da fazenda só podia ser usada até as 17h39.

